Coronavírus: estudantes de enfermagem terão bônus em provas para reforçar o SUS

Coronavírus: estudantes de enfermagem terão bônus em provas para reforçar o SUS

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) vão lançar regras e iniciativas com a intenção de recrutar estudantes de Enfermagem para ajudar no combate ao vírus no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das medidas é oferecer 10% de bonificação nas provas de residência para os universitários, em troca de trabalho voluntário. 

Além de estudantes de Enfermagem, alunos dos cursos de Medicina, Farmácia e de Fisioterapia também deverão ser chamados. Segundo a secretária de Gestão do Trabalho, Ensino e Educação do MS, Mayra Pinheiro, a medida é para chamar a atenção dos universitários.

“Esses estudantes receberão um bônus de 10% nas provas da residência. É um estímulo para a chamada ao voluntariado. Para todos os cursos, temos residências médicas e não médicas ou multiprofissionais. Eles poderão receber tanto uma certificação, que será dada pela Universidade do Sistema Único de Saúde (Unasus), quanto uma pontuação a mais para as provas de residência”, afirmou ela, em entrevista ao Estadão.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com a secretária, alguns estudantes já estão em estágio de treinamento em serviço. Mesmo assim, durante a atuação nas unidades de saúde, eles serão supervisionados. A partir desta segunda-feira (23/03), municípios deverão indicar se necessitam do auxílio e apontar quais unidades de saúde precisam do reforço.

Outros incentivos  

Além do bônus nas provas de residência, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), destacou que também estuda a concessão de bolsas para os estudantes que aderirem ao programa. No entanto, ele não deu muitos detalhes, pois, apenas disse que o assunto está em discussão entre o Governo e a Associação Médica Brasileira (AMB).

O órgão federal ainda planeja implementar um treinamento compulsório para todos os profissionais de saúde no Brasil, com foco no atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

A importância da Enfermagem

Em coletiva à imprensa, realizada na última terça-feira (17/03),  Mandetta também falou sobre a importância dos serviços prestados pelos enfermeiros durante a pandemia: “A enfermagem brasileira é decisiva nesse momento. Estamos tendo várias conversas com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)".

Ele também destacou os principais cuidados prestados pelos enfermeiros que serão fundamentais na atenção aos pacientes: “As linhas de cuidado e a atenção redobrada da enfermagem serão decisivas", completou.

Medidas de reforço

O MS também deverá fazer um cadastramento com os profissionais de saúde, verificando seus respectivos horários e disponibilidades, para que, caso necessário, eles sejam recrutados durante a pandemia.  

“Teremos um banco de dados daquele profissional que vai estar em casa. Ou eventualmente só trabalha em um turno e pode disponibilizar um outro turno do seu trabalho para estar dentro das unidades. Estamos solicitando que eles possam, a partir da próxima semana, fazer esse cadastro e colocar suas disponibilidades", finalizou Mayra, ao Estadão.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Enfermagem Clínica, Carreira Enfermagem, Enfermeira

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas