Carreira: Pernambuco contrata 4,7 mil profissionais de saúde

Carreira: Pernambuco contrata 4,7 mil profissionais de saúde

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) (foto), anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que irá contratar 4.729 profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, visando aumentar contingente de profissionais dedicados a combater o novo coronavírus. Serão abertas duas seleções públicas.

De acordo com o governo estadual, serão contratados 430 médicos e 1.552 profissionais de diversas áreas aprovados no último concurso. O governo também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais na primeira etapa, sendo 160 vagas para médicos e de 1.917 vagas para outros cargos.

Já a segunda seleção será feita pela Universidade de Pernambuco (UPE) e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.

“Todo esse time vai compor o atendimento nas unidades existentes e nas que estamos abrindo para enfrentar a epidemia do coronavírus. Além disso, estamos repassando R$ 11 milhões para ajudar as ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos”, afirmou o governador.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Recife também vai contratar

Na última semana, a prefeitura de Recife anunciou que pretende contratar 194 profissionais de saúde para enfrentar pandemia do coronavírus no município. Serão chamados temporariamente 15 médicos para atenção básica e 179 pessoas para atuar em novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de retaguarda que serão abertos pelo estado.

De acordo com a administração municipal, as contratações são parte de um novo pacote de medidas anunciadas recentemente. Ao todo, são 20 ações para o enfrentamento ao coronavírus. Com isso, o plano já conta com 112 determinações, conforme revelou o G1. Segundo a prefeitura, os decretos autorizam a realização de duas seleções simplificadas para contratação temporária dos profissionais de saúde. Para o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, as medidas são focadas na expansão da estrutura de combate à Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

As seleções serão realizadas pela prefeitura em etapa única, por meio de avaliação curricular, com comprovação de títulos e experiência profissional. Entre as vagas para os 179 profissionais de saúde para as UTIs e leitos de retaguarda, há 14 para médicos intensivistas, infectologistas e pneumologistas, 50 enfermeiros intensivistas,100 técnicos de enfermagem e 15 fisioterapeutas respiratórios. Dez por cento das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, desde que sejam compatíveis com as funções pretendidas.

Todos os aprovados na seleção irão firmar com a prefeitura contrato de um ano de trabalho, que poderá ser renovado por igual período, de acordo com as necessidades do município. O resultado final da seleção, realizada no dia 22 de março, será divulgado no dia 26 de março, e a expectativa é que os profissionais comecem a trabalhar em abril. Os salários podem chegar a R$ 12.061,64, no caso de médicos da atenção básica, com carga horária de 40 horas, além das gratificações e adicional por desempenho.

Somado a isso, a prefeitura de Recife informou que todos os servidores serão convocados para trabalhar nas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19. Em nota, a prefeitura revelou que determinou o retorno de todos os profissionais das áreas de saúde, assistência social, defesa civil, limpeza urbana e guarda municipal que estavam cedidos a outros órgãos.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas