Com coronavírus, enfermeira italiana se suicida por medo de infectar pacientes

Com coronavírus, enfermeira italiana se suicida por medo de infectar pacientes

Alguns dias depois de descobrir que estava infectada pelo novo coronavírus, a enfermeira italiana, Daniela Trezi, tirou a própria vida por medo de ter infectado outros pacientes, enquanto trabalhava na linha de frente no combate ao vírus, na Lombardia, cidade que já registra grande número de mortes pela doença.

Em nota oficial divulgada à imprensa, na última terça-feira (24/03), a Associação Nacional de Enfermeiros na Itália confirmou a causa da morte de Daniela, que era funcionária do Hospital San Gerard, onde trabalhava na enfermaria de terapia intensiva.

Segundo o órgão, o suicídio da enfermeira foi confirmado pelo gerente geral do hospital, Mario Alparone, que ressaltou ainda que a colega estava em casa doente, desde 10 de março. Segundo ele, "Daniela não estava sob vigilância".

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com a associação, Daniela não foi a única profissional de saúde que tirou a própria vida naquele país. Segundo a entidade, os enfermeiros estão expostos, diariamente, a um trabalho intenso e muito estressante, desde que a Itália se tornou o novo epicentro da pandemia.

“O terrível episódio, infelizmente, não é o primeiro desde o início da emergência de saúde, causada pela Covid-19 (um caso semelhante havia acontecido há uma semana em Veneza, pelas mesmas razões). Embora a gente espere o contrário, corremos o risco de que, pelas condições estressantes e a pela falta de funcionários, esse não seja o último caso. No entanto, isso nem devemos comentar agora”, afirmou o órgão reforçando que, embora sacrificante, o trabalho dos os enfermeiros é fundamental nesse momento.

Ainda segundo a informação divulgada pela associação, colegas próximos à profissional também disseram que ela estava com problemas psicológicos por medo de ter infectado outras pessoas. "O que Daniela passou em seu último período [de trabalho], apesar de suas motivações para o gesto [suicídio] ainda não serem conhecidas, contribuiu fortemente como uma gota que transborda no vaso. Outros colegas que estiveram perto dela, em quarentena e com os mesmos sintomas, confirmaram que estavam passando por um forte estresse por medo de terem infectado outras pessoas", encerrou o órgão.

Desafios dos enfermeiros

No início da pandemia, e expostos a riscos para salvar a vida dos pacientes, enfermeiros enfrentaram grandes desafios na China, quando aquele país era o epicentro da proliferação do vírus. Para atender com agilidade ao grande número de infectados que chegavam às unidades de saúde, profissionais estavam usando fraldas para adultos porque não tinham tempo de ir ao banheiro.

Além disso, muitos optavam por usar as fraudas para que não fosse necessário tirar os trajes de proteção, diminuindo assim, os riscos de exposição à contaminação pelo vírus. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Independent.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas