Matérias para profissionais de Enfermagem Clínica

Interpretação de exames laboratoriais pelo enfermeiro

| 641 views

De imediato, muitos podem estranhar, mas de estranho não há nada: faz parte das rotinas de um enfermeiro a interpretação de exames laboratoriais – e antes disso a prescrição desses exames. Tudo isso, é claro, acontece dentro do que a legislação estabelece para o desempenho desse profissional.

Conheça a realidade e os desafios de uma enfermeira obstétrica

| 375 views

A reponsabilidade não é das mais simples: contribuir para trazer crianças à vida ao mesmo passo em que soma esforços para garantir a saúde da gestante durante a gravidez e após o parto. Essa é a função do enfermeiro obstétrico. Para quem não se lembra, historicamente, esse momento único na vida das mulheres era feito em casa, com a ajuda de parteiras. Contudo, a partir da primeira metade do século XX, foi intensificada a hospitalização do parto e esse profissional passou a figurar entre os protagonistas desse instante.

Farmacologia aplicada ao atendimento do paciente crítico e em situações de emergência e urgência

| 700 views

A preparação e administração de medicamentos é um exercício rotineiro do enfermeiro, sendo, inclusive, considerado como uma de suas maiores responsabilidades. Qualquer falha, seja no preparo ou na administração de fármacos, pode acarretar consequências fatais ao paciente. É fundamental que a equipe de enfermagem observe e avalie cuidadosamente o paciente quanto a prováveis incompatibilidades farmacológicas, reações indesejadas e mesmo interações medicamentosas. Todo cuidado é pouco para minimizar riscos ao paciente.

Semiologia e fisiopatologia clínica aplicada á enfermagem

| 613 views

É fundamental que o enfermeiro desenvolva, constantemente, sua capacidade de raciocínio clínico - habilidade essencial para que seu trabalho ocorra de forma segura e eficaz. Essa habilidade de usar a informação para obter conhecimento e tomar decisões deve acompanhar o profissional de enfermagem em todos os momentos de sua atuação.

Atendimento clínico de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar

| 759 views

Acidentes envolvendo traumas no trânsito, envenenamento, afogamento, quedas, queimaduras e violências em geral compõem as demandas que as equipes de enfermagem de urgência e emergência estão habituadas a atender. Para a assistência mais ágil e eficaz nessas situações foi inaugurado, nos anos de 1990, no Rio de Janeiro e São Paulo, o que se chama de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A partir disso, o modelo passou a ser adotado nos anos seguintes pelos demais Estados do País.

  • 1
  • 2
Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 003 7744
  •  

     

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas